segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Porque legalizar a maconha?

O comércio de drogas é livre, o consumo é motivo de orgulho e várias drogas representam status e sofisticação, como por exemplo, os uísques caros. É comum encontrar pessoas se orgulhando de seus porres, na televisão aberta encontramos publicidade que endeusa o ato de beber. Falando em endeusar, devemos lembrar que o álcool em forma de vinho é tratado como bebida sagrada por diversas religiões.   
Como percebemos acima, vivemos em uma sociedade usuária de drogas. E é difícil imaginar de onde vem o movimento da criminalização da maconha. Esse movimento nasceu nos Estados Unidos e foi inspirado por uma campanha de difamação e preconceito contra mexicanos e latinos em geral. Enquanto a elite branca se drogava com seu uísque e seu charuto, marginalizaram a droga usada pelos latinos. E esse movimento teve tanto sucesso que o mundo inteiro abraçou essa idéia hipócrita e ignorante. Até nós, alvos do preconceito, abraçamos a causa.
Dizem que a maconha é proibida porque faz mal à saúde. Provavelmente, verdade. Existem muitas pesquisas que tentam provar o quão mal ela faz e incontáveis discussões sobre se ela é menos ou mais prejudicial do que cigarro ou álcool. Mas, sinceramente, é uma discussão estúpida e irrelevante. A maconha faz mal a saúde, afeta o nosso corpo de maneira negativa. Mas e daí? Cada um estraga sua saúde da maneira que quiser. Chocolate faz mal, carne de porco faz mal, açúcar faz mal. Qual a solução? Proibir todas essas “drogas”? Provavelmente não! Vivemos em uma sociedade supostamente livre e a partir desta afirmação, é lógico pensar que cada um tem o direito de estragar sua saúde da maneira que bem entender. Podem até tentar argumentar dizendo que uma droga faz menos mal do que outra, mas é tão estúpido quanto dizer que picanha faz menos mal que torresmo e por isso um deveria ser proibido e o outro não.
O estado “bem-intencionado” tenta protegê-los de si mesmo, mas isso prejudica e trás diversas ameaças a vida de quem não é usuário. Pense no Rio de Janeiro, do que você se lembra? Da cidade maravilhosa, das praias encantadoras, do Cristo Redentor, a garota de Ipanema, do samba? Provavelmente não! Você deve se lembrar das chacinas, do narcotráfico, da corrupção policial, das quadrilhas, comandos e criminalidade em geral.
Já parou pra pensar que grande maioria dessa criminalidade é sustentada pela proibição de drogas? Já parou pra pensar que se a maconha fosse vendida em padarias os traficantes não teriam o que vender e que, não tendo o que vender, eles não teriam dinheiro para comprar armamento e nem para subornar policiais?
Basta se lembrar de Al Capone, um dos maiores gangsteres da história. Foi que aconteceu no início do século passado, entre 1920 e 1930, quando os Estados Unidos quando resolveram proibir as bebidas alcoólicas. O país ficou a mercê do tráfico, gangsteres, corrupção policial e a explosão da criminalidade. É exatamente o que acontece hoje graças ao combate ao narcotráfico. A sociedade parece estúpida demais para aprender com seus próprios erros.
Pare para pensar em quanto dinheiro público é destinado ao combate ao tráfico e corrupções derivadas dele. Agora pense em como esse dinheiro poderia ser mais bem investido em saúde, educação e estradas e tudo aquilo em que o governo supostamente deveria investir.
E por último, pense sobre o que há de errado no jeito que funciona a indústria do cigarro. As fabricantes de cigarro são empresas construídas legalmente, pagam impostos, geram empregos honestos, movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento do país. A população tem todo alerta através de campanhas que alertam o quanto o cigarro faz mal. Mas se apesar de todos avisos, você continuar fumando, tem todo o direito de exercer sua estupidez sem ser marginalizado.
Com a legalização, ganham todos: O governo, com mais arrecadação e menos gastos; o usuário, que pode exercer seu vício sem se relacionar com o crime organizado; o não-usuário que não precisa ficar exposto à violência e criminalidade geradas pelo tráfico.

26 comentários:

  1. PERFEITO! ótimo texto. Isso é tudo o que eu SEMPRE digo, mas as pessoas são estupidas, tentando ajudas uns aos outros, mas não estão nem ai para ninguém, então, deixa cada um morrer do jeito que quiser, estamos todos a merce da morte mesmo. Excelente Julio, você é um escritor nato :3

    ResponderExcluir
  2. Descordo desse pensamento. Como o próprio texto afirma "vivemos em uma sociedade usuária de drogas" e isso nao deve ser utilizado como argumento para a entrada de outras drogas. Na verdade o que a sociedade precisa não é a liberação da maconha, mas sim de uma reflexão sobre o porque do uso da mesma. Por que um indivíduo utiliza a droga: sera para esquecer de problemas familiares ou para mostrar que tem a "coragem" para usar tal droga?Bem para essas perguntas há inúmeras respostas de filósofos e sociologos renomados que devemos ler antes de tirar as nossas próprias conclusões.

    Na verdade acho que a real questão é: será que a sociedade GLOBAL está apta a escolher o longo caminho de consientização social ou apenas escolherá o mais facil ( liberando a maconha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um pensador livre, não preciso fabricar minhas idéias a partir do que os "renomados" senhores da filosofia e da sociologia dizem. Vejo o mundo com a minha própria ótica, minha própria visão. Sinto, penso, falo, vejo as coisas ao meu redor sem o auxílio de nenhum veículo de informação.

      Excluir
    2. Belos argumentos. Mas porque criminalizar a maconha e permitir o consumo de outras drogas? A solução não é liberar , tampouco proibír. Não é uma questão de solucionar o problema, e sim de liberdade. Acho que devemos no minímo ter o direito de "acabar com nossas vidas" da maneira que bem entendermos. A conscientização deve existir sim, contudo, quem ainda assim quiser consumir sua droguinha e exercer sua "estupidez" deve ter esse direito. E com a criminalização quem não usa e não tem nada a ver com isso, também é afetado pelo "problema" das drogas. O objetivo é acabar com isso. Cada um com seu mato de fumar sem incomodar ninguém e sem ser incomodado. E os motivos para o consumo da maconha? Bem, isso não importa. Cada um tem seu motivo. Uns fumam para esquecer, outros para se libertar, outros para demonstrar "coragem", outros fumam por fumar. Mas, sinceramente, que diferença isso faz? Porque alguém pode "acabar com sua vida" consumindo vinte cigarros por dia sem ser crucificado socialmente, mas não pode "se acabar" fumando um "baseado" de de vez em quando?

      Excluir
  3. Reflexão Rápida: Conscientização Social por causa de uma planta? Quer dizer que agora, tudo no mundo é "Conscientização"?. Não! As pessoas tem que aprender a conscientizarem a si mesmas! O Argumento para a liberação da Maconha é que isso acaba com outros males, muito maiores do que a droga em si. Meu pai nunca chegou para mim e falou: Filho, não use drogas. Ele me disse para eu não confiar em qualquer pessoa, e para não ir na ideia dos outros, só isso. Eu me conscientizei que é errado, que é ruim. As pessoas tem que começar a fazer isso, parar de se adaptar a poucos, e deixar as coisas acontecerem, como a leia da vida e da natureza, tudo tem seu começo, seu meio e seu fim, tudo está predestinado a acontecer, nada é por acaso.

    ResponderExcluir
  4. Algum de vocês tem vida própria? Algum de vocês trabalha, paga contas, tem casa montada? VOCÊS TEM FILHOS???? É tão normal assim estar em bocas de fumo, em botecos copo sujo, em esquinas com bandidos buscando "um bagulho"??? Dá tanto duro na vida, pra ver seu filho (a) em um local desses, correndo risco e ajudando a financiar o crime? Vocês são uns BABACAS! Não sabem nem o que comeram na hora do almoço... que provavelmente foi MAMÃE E PAPAI que pagaram. Cresceçam, apareçam e viram "gente grande", parem de ficar procurando desesperadamente um argumento plausível para esses maconherinhos... ainda perdem tempo lendo e pesquisando, numa busca desesperada para encontrar apoio para um absurdo desses! MACONHA É DROGA!!!! E nada do que escreverem ou disserem vai mudar isso, no mundo, a maioria é adulto! Por isso NINGUÉM em sã consciencia apoiaria isso, só mesmo estando drogados, como vocês!!! CRESÇAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Anônimo! Primeiramente gostaria de dizer que sua participação calorosa no blog está me deixando animado, muito obrigado por comentar. Respondendo as tuas perguntas, ainda não tenho minha "vida própria" (mas estou no caminho). Sim, eu trabalho. Bom, ainda não tenho casa montada (mas estou batalhando muito para essa conquista). Não é normal estar em bocas de fumo financiando a violência nas grandes cidades, defendo a liberação exatamente para acabar com isso. Não entendi porque disse que sou um babaca. Na minha casa, eu, meu irmão e meus pais saimos cedinho e voltamos à noite. Passamos o dia inteiro ralando, seja no trabalho ou na escola. Mas ralamos para ter uma vida bacana, conquistamos tudo isso juntos. Falando em aparecer, porque você não se identifica? Ficaria mais fácil de se comunicar se eu pudesse ao menos saber que você é. Sim, maconha é droga, alcool é droga, nicotina é droga, aspirina é droga... Todos nós sabemos disso. Não vejo absurdo nenhum, defendo a liberdade. Quem quiser usar sua droga que use. O estado não tem nada a ver com isso. Você havia citado os sociólogos, lembrando disso, vou te contar uma coisa: Fernando Henrique Cardoso, 34º quarto presidente do Brasil, 11º pensador global mais importante e grande sociólogo, "gente grande" defende a descriminalização das drogas. Aguardo sua resposta, gostaria que se identificasse.

      Excluir
  5. EI, EI, EI AMIGO! Pera lá! Não tem nenhum drogado aqui não, NENHUM. Nós só discutimos assuntos que a sociedade esconde. Babaca aqui é você, que fala uma besteira dessas! Não tem MAMÃE e PAPAI que banque não rapaz. Meu pai não tem dinheiro para isso, mas sou feliz. Meu pai não me dá tudo, mas o que eu preciso ele me ajuda. Não tem essa de procurar argumentos plausíveis para defender ninguém não! Eu defendo a MINHA opinião da maneira como eu bem entender. Maconha é Droga sim, como um remédio também é, cada um considera a maconha do jeito que quiser, o que nós queremos é só ampliar a mente das pessoas para uma coisa que está acontecendo, e não tem ninguém por trás, não procuramos informações e nem ficamos ouvindo os outros, não, nós pensamos da nossa própria maneira e tentamos achar uma explicação para isso. Todos nós temos vida própria, Estudando ou não, Trabalhando ou não, pagando contas ou não, a vida é minha e eu faço o que eu BEM ENTENDER com ela. Entendeu agora o contexto do Texto? Que pode ser droga, mas, se a pessoa quiser destruir a vida dela com essa "Droga", que o faça. Não sou eu que tenho que julga-la. E outra, meu amigo, Pesquisar e ler não é perda de tempo. Se você é um alienado que não pratica seu raciocínio, sinto lhe informar, mas o grande BABACA aqui é você.

    ResponderExcluir
  6. Inicialmente que fique claro que eu sou o 1º anonimo nao o 2º. Julio, você fala que você é um pensador livre mas em minha opinião isso é um desrespeito para com os todos os pensadores do século. Esses mesmos gastaram decadas de suas vidas desenvolvendo teorias sociais para explicar, por exemplo, o porque que alguns seguem o rumo das drogas. E discutir temas sociais sem conhecer a teoria desses pilares da sociologia é a mesma coisa que regredir 2000 na historia (equivalente a dizer que a terra é plana para a física).
    Além disso, gostaria de ressaltar que seus argumentos visam para o melhor na sociedade como um todo, enquanto meu pensamento se baseia no indiíduo. Afinal de contas,nada adianta uma sociedade produtiva se o individuo sente-se infeliz e afetado psicologicamente. Em suma, você está pensando na area economica e socail enquanto eu caminho para o lado complexo da filosofia humana.
    Ainda bato na tecla de que não devemos deixar um individuo "acabar com a sua vida" como você afirma. Somos tods seres humanos, e se um opta por usar drogas conhecendo os riscos torna-se claro que este possui problemas no seu psicologico (quando digo isso não me restrinjo a doenças, amplio o sentido para problemas familiares e outros).
    Mesmo que você afirme que o individuo tem o direito de escolha queria encerrar meu texto com duas perguntas: você tem um caso de usuários de drogas nas familias? Se sim sabe a dor a qual a familia passa e mesmo assim ainda defende tal ideia de um individuo escolher usar drogas e acabar com a sua familia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, me desculpe pelo mal entendido. Pensei que todos anônimos fossem um só. Eu, infelizmente, já tive a infelicidade de ter problemas relacionado a drogas dentro de minha família. Perdi um familiar para o tráfico e quase perdi outro para mesmo motivo. Amigos muitos próximos as mim e duas namoradas já tiveram problemas na família por causa de drogas e compartilharam dessa dor comigo. Eu sei bem como é o drama da família que passa por isso. Eu acho que entendi o que você quis dizer. Realmente, as drogas trazem muitos problemas. Mas eu acho que a solução não é proibí-la, isso só aumenta aquela sensação de fazer o que é proibido (prazer muito procurado por muitas pessoas, principalmente os jovens). O que eu realmente quis dizer é que a sociedade parece estar no caminho errado liberando algumas drogas e proibindo outras. Me sinto como o Índio da canção do Gabriel, o Pensador que não entendia porque que com tantas drogas só o seu cachimbo é proibido.

      Excluir
  7. Ao anonimo educado, eu sou mais uma escritora do blog. Bem, eu tive dois casos de usuarios de drogas na minha familia, um soube lidar com isso e deu a volta por cima e hoje ajuda aqueles que usam drogam a se reabilitar. O outro é o meu irmão mais velho que até hoje não aceita se livrar, eu sei o que passar o essa dor, mas mesmo assim acho que legalização é o certo. Então, se a pessoa acha que tem o direito se estragar sua vida, ela que estrague. Eu sei mais do que ninguém o que a droga pode causar da vida de alguém.

    ResponderExcluir
  8. Ao anonimo babaca, um cigarro causa mais dano que um baseado. A fumaça do cigarro é mais mais tóxica, ela afeta tanto ao fumante quando quem está do lado, o que chamamos de fumante passivo. Já o baseado estraga apenas os neurônios de quem tá fumando aquela merda. Então, querido(a), pense no que fala e não tem nenhum drogado aqui, só estamos exercendo nosso direito de expressar nossa opinião.

    ResponderExcluir
  9. Sabe o mau das drogas? Será? Ou apenas foi mais um prejudicado psicologicamente por ela e o seu subconsciente leva a uma mensagem de rebeudia para com os os panoramas normais da sociedade visto que não ajudaram seus dois casos na familia (que isso não lhe pareça indelicado - se isso lhe incomodou peço minhas sinceras desculpas).

    Mas considerando que você Pequena Vampira saiba realmente o mau das drogas e soube lidar com isso em sua familia, não pode generalizar a ponto de dizer que isso funcionara para todas as familias. Afinal o psicologico do individuo é unico e se há a possibilidade de apenas uma familia brasileira nao conseguir lhe dar com tal ação nao devemos permitir as drogas ( de acordo com meu pensamento - nao muito defendido por politicos, visto que tratar com o psicologico é sempre mais dificil).

    Reconheço a utopia de minhas ideias mas o que é discussão senão a interpolação de ideias utopicas para a criação de um consensso real e possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendemos o seu ponto de vista. Mas, vivemos em uma sociedade, em que rebeldia está muito normal, assim como alienação. Tem gente que não sabe controlar, e tem gente que sabe controlar sua rebeldia. Tem gente que acha que ser um parasita na sociedade, usando drogas por ai e achando que está sendo livre e mudando alguma coisa, tem. Só que, não cabe a nós julgar, não é nosso dever. Se a pessoa tem problemas psicológicos, quem tem que vence-los e ela mesma, como o medo, por exemplo, ninguém vai vencer seu medo por você. Então, sua vida é você quem faz. Sua família pode ajudar, incentivar, mas nunca mudar o seu eu, se não, você vira mais um alienado por ai, que acha que está seguro como dizem, enquanto o mundo real está um caos. As pessoas tem que aprender a cuidar das suas próprias vidas... Alem disso, queria ressaltar um fato importante: Maconha não muda o psicológico, tanto que, é uma das "drogas" usadas medicinalmente nesses casos... Para tratar um trauma, um paciente de câncer, a maconha trás um alivio mental, digamos assim, deixa a pessoa mais tranquila, e não deturpa o psicológico da mesma. Só esclarecendo ^^

      Excluir
    2. A legalização, pensando apenas no individuo, ela tiraria o individuo de dentro das bocas de fumo. Mas, vista do ponto social, ela beneficiaria a muitos. Não podemos pensar em apenas no individuo, porque cada pessoa tem o seu pensamento. Assim como uns querem largar as drogas outros não querem, então não podemos pensar em apenas uma pessoa. Além de, como eu já havia dito antes, o baseado de maconha é menos prejudicial ao ser humano do que o cigarro que é uma droga lícita.

      Excluir
    3. À Scofield, cuidado com o que fala, pois a maconha como uso medicinal ou como um modo de preservar a cultura indígena é respeitada e não entra em focos de discussão. Até mesmo nos Estados Unidos há a permissão da maconha para a preservação da cultura indigena, quanto ao uso medicinal reconheço que nao sei
      Só esclarecendo ^^ 2.

      Excluir
    4. À Pequna Vampira, nem eu nem você precisamos discutir as consequecias físicas da maconha, basta ler estudos de medicos e se perceberá o dano principal.Mas para defender meu ponto de vista tenho que dizer que essa droga inibe os receptores neurais e que fique claro que tais receptores são unicos para toda a vida. Vamos mesmo optar por uma sociedade demente?

      ( Esse pensamento é valido se a legalização estimular o consumo, algo que nem eu nem você nem Lula nem Fernando Henrique sabe a resposta).

      Excluir
  10. julio, concordo com você quanto a politica de repressoes, sou totalmente contra, mas definitivamente a liberação de tudo não é a soluçao. Defendendo agora um principio mais sociologico e menos filosofico, devemos reconhecer os inumeros problemas socias desse pais e por isso tal medida pode tornar-se ineficiente ou pior, piorando o quadro atual.

    Mesmo que a Holanda esteja melhorando e os EUA tenham passado um sufoco na época de Al Capone, não devemos pensar que o mesmo acontecerá aqui, afinal somos um pais em que a maioria da população é altamente manipulada ( nao somente as classes baixas como tambem as A e B). Nas areas de politicas e sociologia ( - até filosofia) devemos sempre lember de ser unicos e inovadores, não é só por que funcionou em um pais que o mesmo acontecerá aqui.

    Finalizando, gostaria de relatar que medidas liberais no Brasil se mostraram quase sempre ineficientes justamente pelos problemas os quais comentei existirem ( exemlos sao alguns planos economicos inspirados no liberalismo implantados no passado - um inclusive no final do império).

    ResponderExcluir
  11. Eu, Manoela, acho que a legalização não deve vim sozinha. Acho que juntamente com a ela, deveria haver mais projetos, palestras, formas de conscientização do que a droga causa, de como ela age. Não adianta você só legalizar, se não tiver uma base informando e auxiliando os crianças, jovens e adultos.

    ResponderExcluir
  12. Foda é que o cara aparece "Anônimo" e ainda quer ser tratado diferencialmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa que apenas um nome ANONIMO na frente de minha resposta serve para julgar-me. Isso também pode ser interpretado como uma forma de mostrar que você precisa de se identificar sempre, quase como uma crise de identetidade. Desculpe mas penso diferentemente de você; não preciso provar a mim mesmo quem eu sou para discutir com outro.

      Excluir
  13. Bem, gostaria de finalizar minha participação nessa "aba" do blog parabenizando Julio e Manoela pela iniciativa de discussão do blog ( mesmo não concordando com a maioria das opiniões apresentadas).

    Reconheço a importancia de se discutir em um país tão alienado e espero que algumas de minhas palavras tennham pelo menos os feito pensar em minhas teorias ( pois eu pensei e refleti sobre as suas).

    No entanto gostaria de sugerir a vocês, como um desafio talvez, que discutissem mais o lado filosofico do humano, afinal é o que todos somos. Gostaria muitos de uma "aba" sobre o comportamento humano e tal. Para tal ação seria bom ler ideias de pensadores como Freud, Nietzsche, Kant, Foucault, Bauman e muitos outros pensadores importantes.

    Com tais leituras será possível ter uma visão mais pessoale real do humano, ao invés do pensamento técnico que vocês usaram ( nao só vocês, mas também os politicos e a mídia).

    Meus sinceros agradecimentos ao tempo que passei discutindo com vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Muito obrigado pela parabenização e a sua participação. Isso que nos motiva a manter o blog, a participação dos leitores, as discussões e críticas em geral. Foi uma bela discussão, adorei! Suas teorias me fizeram pensar muito sobre o assunto em questão, sinceramente. Seus argumentos são muito potentes e você escreve muito bem! Gostei muito de sua sugestão, no entanto, gostaria de responder essa proposta fazendo um desafio para você. Gostaria de te convidar para escrever um artigo para o Blog Desavisados. Imagino que tenha um vasto conhecimento sobre a obra dos pensadores que citou. Eu adoraria ler a tua teoria organizada em uma postagem no nosso blog, seria gratificante ter um texto seu por aqui. Caso tenha interesse, entre em contato conosco por e-mail (blogdesavisados@gmail.com). Quanto a sua sugestão sobre a leitura das obras, pode ter certeza que assim que eu tiver um tempo, darei uma aprofundada na leitura. Grande abraço! Estou aguardando seu contato por e-mail.

      Excluir
    2. Aceito sua sugestão, Julio, tentarei bolar um texto ( ele terá de ser grande para discutir tais questões filosóficas) no feriado de agora. Caso não consiga peço que prolongue o prazo um pouco mais. De qualquer jeito, mandarei domingo uma resposta com ou sem meu texto.
      Abraço.

      Excluir
    3. Muito obrigada, pensei bastante nas suas opiniões e seria bom juntar ideias. Seria um prazer tê-lo aqui no nosso blog (:

      Excluir
    4. Pode ficar tranquilo quanto ao prazo, não se apresse. Aguardaremos seu contato no domingo. Aquele abraço!

      Excluir